Fundamentos de Física
Que força estica a mola?
Uma mola está suspensa por uma de suas extremidades e em repouso num referencial inercial fixo na mesa (figura (a)). Nessa situação, a mola tem um certo comprimento. Então, um corpo é suspenso na outra extremidade da mola e levado à posição em que permanece em repouso (figura (b)). Nessa outra situação, a mola está esticada, ou seja, o seu comprimento é maior do que antes.
Vamos estabelecer a natureza da força que provoca a elongação da mola.
Para simplificar a análise, vamos considerar muito pequena a massa da mola, de modo que podemos ignorar o seu peso. Assim, sobre a mola atuam duas forças, ambas de natureza eletromagnética (figura (c)): a força exercida pelo suporte e a força exercida pelo corpo suspenso.
Sobre o corpo atuam duas forças: a força exercida pela mola, de origem eletromagnética, e a força peso , exercida pela Terra, de origem gravitacional. Como o corpo está em repouso no referencial inercial escolhido:
ou, em módulo:
Ao escrever o sentido da força , antepomos o sinal positivo porque ela tem o mesmo sentido que o do eixo Y do referencial e ao escrever o sentido da força , antepomos o sinal negativo porque ela tem sentido contrário ao do eixo Y do referencial. Da expressão acima obtemos:
As forças e formam um par ação-reação. Portanto, em módulo:
Comparando as duas últimas expressões, obtemos:
A força atua sobre o corpo. É a sua força peso e tem origem gravitacional. A força tem origem eletromagnética e é a força que o corpo exerce sobre a mola. Essa última força é que causa a elongação da mola.
Portanto, a força que causa a elongação da mola não é a força peso do corpo, já que ela atua no corpo. Mas a força que causa a elongação da mola tem o mesmo módulo que a força peso do corpo.
Vamos observar o seguinte sobre o modelo vetorial para as forças. Na discussão desenvolvida acima, verificamos que as forças e , por exemplo, têm mesmo módulo, mesma direção e mesmo sentido. Portanto, sob o ponto de vista da Matemática, são vetores idênticos. Contudo, sob o ponto de vista da Física, esses vetores representam forças diferentes. As forças representadas pelos vetores e são diferentes porque têm naturezas diferentes, a primeira é de natureza gravitacional e a segunda, de natureza eletromagnética.
Site do Grupo de Ensino de Física da Universidade Federal de Santa Maria (GEF-UFSM)